Breve história da AGM Brasil

A AGM Brasil foi criada depois que o Presidente, Reinaldo Monteiro, e o Diretor, Ramon Soares, verificaram que outras Associações não forneciam a atenção que os Guardas Civis Municipais precisavam, pois, estavam com o foco ampliado em todos os agentes de segurança pública, os quais possuem múnus público e regulamentação diversificada no ordenamento pátrio.

Dessa forma, os referidos diretores resolveram criar uma Associação com o foco direcionado para essa categoria, tão carente e, em algumas situações, esquecidas pelos respectivos Chefes do Poder Executivo. Ademais, perceberam a necessidade de se ter uma entidade de classe na articulação política para o amadurecimento da municipalização da segurança pública no Brasil.

Por serem Guardas Municipais e sentirem na pele as dores da categoria, planejaram e iniciaram os esforços na criação dessa Associação voltada para a representatividade de classe e para a obtenção de direitos e garantias aos Guardas Municipais de todo o Brasil, cada vez mais atuantes e imprescindíveis na manutenção da ordem municipal.

Nasceu assim a Associação dos Guardas Municipais do Brasil - AGM Brasil.

Nosso Compromisso

Seu principal compromisso é que as Guardas Municipais do Brasil sejam incluídas nos incisos do caput do artigo 144 da Constituição Federal. Também, articular politicamente para convencer e conscientizar as autoridades e o povo da importância da municipalização da segurança pública.

Diretoria

O Presidente da Associação, Reinaldo Monteiro, é Guarda Civil Municipal desde abril de 2004. Conhecido por suas batalhas, principalmente com relação ao plano de carreira, a aposentadoria especial e a inclusão das Guardas Municipais nos incisos do caput do artigo 144 da Constituição Federal. Não limita esforços na cobrança junto às autoridades públicas por direitos e melhorias para toda a categoria.

Já atuou em debates e apresentou projetos de lei à Prefeitura de Barueri visando a regulamentação do plano de carreira nos termos da Lei Federal nº 13.022/2014 – Estatuto Geral das Guardas Municipais. Está militando em nome da categoria, diretamente no Congresso Nacional, para a aprovação da PEC Paralela nº 133/2019, que garante a aposentadoria especial para todos os Guardas Municipais do Brasil, o que será uma grande vitória para a nação azul marinho.

Nosso Presidente está cursando o sétimo semestre de Direito, possui formação em Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Técnico em Administração de Empresas, além de atuar também na segurança privada como instrutor credenciado na Polícia Federal para ministrar instruções em escolas de formação de vigilantes.